28 abril 2006

Reverência do destino

"Eterno, é tudo aquilo que dura uma fracção de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata."

Carlos Drummond de Andrade

27 abril 2006

Um novo começo



O dia enlaça um novo começo,
Uma nova caminhada
Alegre e desalinhada,
Contínua e preparada.

Pausa para meditar
Chegar mais ao fundo das coisas
Penetrar na essência do todo
E encontrar a imensidão do nada

Sonho não para divagar
Sonho para reflectir em voz alta
Despertar sem acordar
Dar asas sem chegar a voar

Hoje a minha alma sorri.
Sorri porque caminha
Caminha porque sonha
Sonha porque sorri.


Autor desconhecido





26 abril 2006

Ainda ontem pensava que não era


Ainda ontem pensava que não era
mais do que um fragmento trémulo sem ritmo
na esfera da vida.
Hoje sei que sou eu a esfera,
e a vida inteira em fragmentos rítmicos move-se em mim.

Eles dizem-me no seu despertar:
" Tu e o mundo em que vives não passais de um grão de areia
sobre a margem infinita
de um mar infinito."

E no meu sonho eu respondo-lhes:

"Eu sou o mar infinito,
e todos os mundos não passam de grãos de areia
sobre a minha margem."

Só uma vez fiquei mudo.
Foi quando um homem me perguntou:
"Quem és tu?"

Kahlil Gibran

24 abril 2006

Make the connection

“The whole idea of connection fascinates me. No doubt we’re all more digitally and fiber-optically linked then ever before, but we’re apparently losing our real connections.
I’ve seen it coming for a while – haven’t you? You can’t get through dinner or walk down the street without pulling out a cell phone. I often wonder, Who in the world is everybody talking to?
Just recently, I watched a mother talking and laughing with her cell phone in one hand – and with the other, dragging her crying 3-year-old, whose coat had gotten stuck in the door. Major disconnect!!!
(…)
Notice the next time you’re giving your friend, mate, child, or coworker less than your full self. I’ll bet it happens more often than you’re aware. Our lives are busier, faster – and we’re moving further away from our centre.
I know for sure that the way to feel connected in all relationships is to stay attuned to the Source, which I believe is the energy that vibrates through all life. You should never get too far from what is really meaningful before losing connection with yourself and everybody else. And when you’ve lost that, no internet or cell phone connection can bring it back.
Meditate.
Breathe consciously.
Listen.
Pay attention.
Treasure every moment.
Make the connection.”


Oprah Winfrey in “What I know for sure - The Oprah Magazine”


Esta mulher fascina-me: não pela imensa fama e dinheiro que tem, mas pela forma como os conseguiu: lutando, vindo “do nada”.
E apesar de ter tudo o que tem, consegue ser humilde, consegue procurar os outros, os que necessitam dela, onde quer que estejam…
O mundo seria bem melhor se houvesse mais pessoas a pensar como Oprah Winfrey..

19 abril 2006

A Noite na Ilha


"Dormi contigo a noite inteira junto do mar, na ilha.
Selvagem e doce eras entre o prazer e o sono,
entre o fogo e a água.
Talvez bem tarde nossos
sonos se uniram na altura e no fundo,
em cima como ramos que um mesmo vento move,
embaixo como raízes vermelhas que se tocam.
Talvez teu sono se separou do meu e pelo mar escuro
me procurava como antes, quando nem existias,
quando sem te enxergar naveguei a teu lado
e teus olhos buscavam o que agora - pão,
vinho, amor e cólera - te dou, cheias as mãos,
porque tu és a taça que só esperava
os dons da minha vida.
Dormi junto contigo a noite inteira,
enquanto a escura terra gira com vivos e com mortos,
de repente desperto e no meio da sombra meu braço
rodeava tua cintura.
Nem a noite nem o sonho puderam separar-nos.
Dormi contigo, amor, despertei, e tua boca
saída de teu sono me deu o sabor da terra,
de água-marinha, de algas, de tua íntima vida,
e recebi teu beijo molhado pela aurora
como se me chegasse do mar que nos rodeia."

Pablo Neruda


Ao meu mais que tudo.. neste teu dia especial.
Beijo-te com ternura,

Essenthia

18 abril 2006

A chegada da Primavera…

Recebi esta "informação/premonição" por e-mail e achei que tinha que transcrevê-la para este blog… faz um retrato perfeito da comunidade escolar e do que se tenta fazer “por ela” nos dias que correm… ridículo mas espectacular… até dá vontade de rir. Confirmem vocês mesmos:

Direcção Regional de Educação do Norte
Escola Secundária de Marco de Canaveses

INFORMAÇÃO/PREMONIÇÃO


“Com a Primavera surge uma temperatura amena, uma luminosidade intensa, despertam as plantas, folhas e florzinhas, os insectos, as formigas, as abelhinhas, toda a natureza se alegra.
Neste contexto natural, nos jovens e adolescentes despertam também amizades, amores e paixões, que os levam a comportamentos teatrais, hollyoodescos, alguns de pura alegria da juventude mas outros, por excessivos passam os limites do decoro.
Por tudo isto aconselho todos os alunos atingidos pelo Cupido, sofrendo de paixão fulminante que, por respeito por si próprio, pelo outro, e por todos nós, que evitem ultrapassar a fronteira do pudor e do decoro, mesmo do Regulamento Interno. Peço a todos os Brads Pitts e Angelinas Jolies que evitem manifestações de amor demasiado cinematográficas, perante as multidões, comportamentos só aceitáveis, na paz do Senhor."

Marco de Canaveses, 13 de Fevereiro de 2006

O Presidente do Conselho Executivo

José Maria Azevedo Teixeira
(PQND do grupo 10.º A)”


Conclusão: Não sei se foram os alunos desta escola que se tornaram demasiado “cinematográficos” ou se terá sido o próprio Presidente do Conselho Executivo!


17 abril 2006

Nunca Cultives o Absoluto nem o Excesso

Nunca cultives coisas absolutas, como a castidade absoluta ou a sobriedade absoluta: a maior força de vontade é a do homem que gosta de beber e se abstém de beber muito e não a daquele que não bebe de todo. O movimento anti alcoólico é um dos maiores inimigos da vontade própria e do desenvolvimento da vontade. Castrar um homem «controlará» certamente os seus impulsos sexuais. Castrar a sua alma também fará o mesmo. A dificuldade é abster-se.
Deves criar um desejo de beber e de fumar e então fumar e beber moderadamente. Graças a este método, não só desenvolverás a tua vontade decisivamente, obrigando-a a impor limites aos teus impulsos, que é a função própria da vontade (e não a eliminação dos impulsos), mas também extrairás o maior prazer possível de beber ou de fumar, pois a Natureza concebeu as coisas de um modo tal que o maior prazer vem depois do maior poder, a temperança, e o sinal da normalidade é este.

Fernando Pessoa, in 'Reflexões Pessoais'

16 abril 2006

Um dia de primavera no meu coração


Acordei e vi lá fora um belo dia de primavera… não encontraria melhor dia para falar de ti.
Sabes que embora já não estejas presente na minha vida terrena há muitos anos, tens-me acompanhado espiritualmente, diria até como a minha secreta heroína. Sempre gostamos muito uma da outra, e guardo com imensa ternura as imagens que me vêm à memória quando me lembro de ti…
Lembro-me do teu sorriso, de bochechas vermelhinhas, da manga curta porque nunca tinhas frio, das conversas com os vizinhos que passavam na rua e que eram sempre acolhidos com a tua simpatia e as tuas palavras de conforto… e eras capaz de estar horas a conversar com qualquer pessoa, nova ou velha, conhecida ou desconhecida… porque era sempre com a mesma simpatia que acolhias todas elas.
Lembro-me das inúmeras vezes que te fui visitar, e de me sentar na tua cadeira de baloiço, com vista para a rua, cadeira que desde logo te pedi que fosse minha um dia, pois no fundo era um símbolo do carinho que tínhamos uma pela outra, e de todas as horas que passamos sentadas naquela cadeira, em longas conversas de tudo e de nada…
Lembro-me de belos dias de Verão passados na tua casa, correndo pelas tuas quintas, explorando e sentindo o cheiro da terra, vendo se as galinhas tinham ovos, se havia uvas nas parreiras, se as ameixas já estavam escurinhas para comer…
Lembro-me de tudo isto com a saudade da infância que me permitiu conhecer-te, embora já mais velhinha, vestida de preto pelo luto… mas sempre bem disposta.
Lembro-me de abrir todas as tuas gavetas, à procura de qualquer coisa, que, por mais pequeno e insignificante que fosse, para mim era a descoberta de um tesouro.
Lembro-me com ternura do teu jardim, cheiinho de malmequeres, de rosas, e de todo o amor que lhes davas…
Lembro-me da alegria que sentia quando vinhas passar uns dias a minha casa, porque sabia que a tua alegria e vivacidade contagiava todos.
Depois veio a doença e ficaste mais tristinha… mas não é assim que me quero lembrar de ti agora…
Sabes, tu foste e és a minha heróina, a pessoa mais perfeita que conheci até hoje, talvez pela sabedoria que os muitos anos de vida te deram, nunca dizias nada em vão e quando falavas as tuas palavras eram sempre de carinho e de atenção…
Sei que nem sempre foste assim, mas foi assim que eu te conheci e é assim que te guardo num lugar muito especial... Quero que saibas disso, quero que saibas que te admirarei sempre...
como um dia de primavera no meu coração.

13 abril 2006

Para pensar...

"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos"

William Shakespeare

O passado, o presente e o futuro...

Vivo sempre no presente. O futuro, não o conheço. O passado, já o não tenho. Pesa-me um como a possibilidade de tudo, o outro como a realidade de nada. Não tenho esperanças nem saudades. Conhecendo o que tem sido a minha vida até hoje - tantas vezes e em tanto o contrário do que eu a desejara -, que posso presumir da minha vida de amanhã senão que será o que não presumo, o que não quero, o que me acontece de fora, até através da minha vontade? Nem tenho nada no meu passado que relembre com o desejo inútil de o repetir. Nunca fui senão um vestígio e um simulacro de mim.O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto.

Fernando Pessoa, in "Livro do Desassossego"

10 abril 2006

Um dia muito especial...



Dia 9 de Abril de 2006... pelas 16:30... na enigmática ilha das Flores, experienciei uma sensação única e inesquecível: fui iniciada no 1.º nível de REIKI.
Percebi que jamais esquecerei o dia de ontem, o fim-de-semana, por tudo o que ele me proporcionou, por tudo o que ele me fez sentir e perceber...
Percebi que
É NA HUMILDADE QUE NOS TORNAMOS MAIS VERDADEIROS,
É NO DAR QUE SE RECEBE,
É NO SILÊNCIO QUE SE TRANSMITEM AS ENERGIAS MAIS
PODEROSAS,
É NA PAZ DE ESPÍRITO QUE SE ENCONTRA A PROFUNDA FELICIDADE
Sei que a partir daquele momento me transformei...
serei uma pessoa diferente daqui por diante...
não serei melhor nem pior,
apenas serei mais EU,
um EU diferente na sua maneira de estar e de ver o mundo à sua volta...
Sinto e tenho esperança que a minha iniciação de REIKI me permita evoluir espiritualmente.
Ao meu mestre, Pedro, e àqueles que partilharam comigo esta experiência única e muito pessoal o meu mais sincero e profundo agradecimento.
NAMASTÊ

07 abril 2006

Receita de Jovialidade

Deita fora todos os números não essenciais à tua sobrevivência.
Isso inclui idade, peso e altura.
Deixa o médico preocupar-se com eles.
É para isso que ele é pago.
Frequenta, de preferência, amigos alegres.
Os de "baixo astral" põem-te em baixo.
Continua aprendendo...
Aprende mais sobre computador, artesanato, jardinagem, qualquer coisa.
Não deixes o teu cérebro desocupado.
Uma mente sem uso é a oficina do diabo.
E o nome do diabo é Alzheimer.
Curte coisas simples.
Ri sempre, muito e alto.
Ri até perder o fôlego.
Lágrimas acontecem.
Aguenta, sofre e segue em frente.
A única pessoa que te acompanha a vida toda és tu mesmo.
Mantém-te vivo, enquanto vives!
Rodeia-te daquilo de que gostas: família, animais, lembranças, música, plantas, um hobby, o que for.
O teu lar é o teu refúgio.
Aproveita a tua saúde;
Se for boa, preserva-a.
Se está instável, melhora-a.
Se está abaixo desse nível, pede ajuda.
Não faças viagens de remorso.
Viaja para o Shopping, para a cidade vizinha, para um país estrangeiro,
mas não faças viagens ao passado.
Diz a quem amas, que realmente os amas, em todas as oportunidades.
E lembra-te sempre de que:
A vida não é medida pelo número de vezes que respiraste, mas pelos momentos em que perdeste o fôlego:
de tanto rir...
de surpresa...
de êxtase...
de felicidade..."

"Há pessoas que transformam o Sol numa simples mancha amarela, mas há também as que fazem de uma simples mancha amarela o próprio Sol"

Autor desconhecido

06 abril 2006

REIKI - Energia Vital Universal

" A palavra REIKI resulta da união das palavras japonesas "Rei" e "Ki", que significam, energia pessoal (vital) e energia cósmica (do universo), respectivamente. Desta união nasce a terapia REIKI. As origens do Reiki perdem-se no tempo, diz-se que é tão antiga como a humanidade, pois provém do acto de imposição das mãos.
O reiki como conhecemos hoje, é uma terapia natural
redescoberta por Mikao Usui, no início do Séc.XX.
Preconiza, através da imposição das mãos, a irradiação de vibrações de harmonia da energia vital do Universo (Rei) para restabelecer o equilíbrio da energia vital (Ki) nos canais de energia – os Chakras.
Reiki pode ser então definido como "a Arte e a Ciência da activação, do direccionamento e da aplicação da Energia Vital Universal, para promover o completo equilíbrio energético, para prevenção das disfunções e para possibilitar as condições necessárias a um completo BEM-ESTAR ".
Esta é a ENERGIA que forma os indivíduos em todas as etapas da vida, a porção de FORÇA VITAL (que é uma luz invisível que passa pelo cérebro, o sistema nervoso e as veias) que anima todos os corpos, fazendo com que uns sejam saudáveis, e outros, devido à sua falta, enfermos.
O Reiki deve percorrer todo o ser vivo. Mas o "stress" diário, as tensões que as crises pessoais e sociais nos criam, a má alimentação, a má respiração, impedem o fluxo desta energia natural. Todos sabemos os efeitos da depressão, da ansiedade, do medo, mas poucos de nós somos treinados para evitar estes estados negativos.
O grande sucesso do Reiki é que é seguro, é fácil, é simples e acessível a qualquer um e, uma vez activado, permanece energizado para sempre. E tem a enorme vantagem de não possuir qualquer conotação religiosa e não intervir com outros tratamentos, daí que a sua prática tem vindo a crescer ao longo dos tempos. "

in Wikipedia

Princípios Espirituais do Reiki
Só por hoje, agradecerei as minhas várias bênçãos
Só por hoje, não me preocuparei
Só por hoje, não me aborrecerei
Só por hoje, trabalharei honestamente
Só por hoje, serei bondoso para com o meu próximo e para com todos os seres vivos

05 abril 2006

Para ser grande, sê inteiro

"Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive"


Ricardo Reis