30 novembro 2006

Comércio Justo - Alimente o Mundo



Certamente já viram postais de Natal da UNICEF.
Mas hoje, através da rubrica “Minuto Verde” da responsabilidade da Quercus, na RTP1, conheci um outro tipo de produto, mui
to mais abrangente, também comercializado pela UNICEF:
Cabaz de Natal de produtos vindos unicamente do Comércio Justo.




Para quem não sabe, o Comércio Justo é exactamente aquilo que o nome indica, um comércio que procura dar lucro a quem produz, maioritariamente de países desfavorecidos, em vez de ir dar lucro, em percentagens absurdas e desonestas, aos revendedores, que tantas vezes exploram o trabalho dos que tão arduamente produzem, aumentando assim o seu acesso ao mercado e aos consumidores finais.

Achei uma ideia fantástica, e embora já existam várias lojas de Comércio Justo espalhadas um pouco por todo o território continental, nós Açorianos, temos apenas disponível on-line este cabaz, no valor de € 25,00, com produtos que vão desde chá verde do Sri Lanka a chocolates da República Dominicana e café da Colômbia, através deste link da UNICEF.
Como acho que quem trabalha deve ser justamente pago pelo que produz, aderi logo à ideia e já tenho um encomendado.
Com a vantagem singular de receber um cabaz cheiinho de produtos que vêm dos quatro cantos do mundo.
Um ideia brilhante! Ajude desta forma a alimentar o MUNDO.

Para saberem mais sobre o Comércio Justo e as lojas que vendem este tipo de produtos cliquem aqui.

29 novembro 2006

A Energia Renovadora do Reiki



Já vai para um ano que fui iniciada no 1.º nível de Reiki.
Nunca tinha ouvido falar de Reiki, mas como sempre me interessei por terapias orientais, embarquei na aventura de aprender a sua prática.

Sei que há cépticos nestas questões, mas ninguém pode negar a influência que as terapias orientais representam actualmente em todo o mundo, para terapia e cura de tantas doenças. Tanto é que os próprios médicos de medicina ocidental a aconselham e orientam os seus pacientes nesse sentido. Porque a medicina oriental não procura curar sintomas, mas sim a sua origem, uma forma muito diferente de ver o corpo humano, porque não o vê apenas como um corpo, mas também como um espírito e campo energéticos, que se não estiverem harmonizados, poderão trazer mau estar físico e psicológico a tantos de nós.


Através do meu mestre Pedro (nunca se esquece o mestre que nos transmite Reiki pela primeira vez) conheci a teoria e a prática, e uma coisa que muito me surpreendeu quando fiz uma sessão de terapia: a paz de espírito, a tranquilidade e felicidade que o reiki é capaz de nos dar.
Há imensa energia que nos rodeia, que emana da mãe terra e nos liga ao alto dos céus, descurando crenças e religiões, porque nós SOMOS energia e por isso mesmo, precisamos de recarregá-la e orientá-la por forma a que o nosso corpo e espírito estejam sintonizados com a terra e sobretudo connosco mesmos.
Depois da minha iniciação, fiz os 21 dias, mas a partir daí, confesso que têm sido poucas as vezes que tenho praticado, mas já o fiz de forma mais prática em situações de dor e mal-estar físico, para perceber que a energia transmitida pelo Reiki CURA e ALIVIA!


Então este grupo reikiano florentino tentar-se-á “reencontrar” depois de um interregno, procurando a troca de boas energias, que é tão benéfica e enriquecedora para todos nós.

Ficamos à espera da próxima visita do Pedro, que através da
DOJO-REIKI certamente terá coisas novas e boas a transmitir.

Ao Pedro e aos colegas de Reiki

Namastê

28 novembro 2006

Na orla do mar



Na orla do mar,
no rumor do vento,
onde esteve a linha
pura do teu rosto
ou só pensamento
- e mora, secreto,
intenso, solar,
todo o meu desejo -
aí vou colher
a rosa e a palma.
Onde a pedra é flor,
onde o corpo é alma.

Eugénio de Andrade

27 novembro 2006

Orgasmo Global – Mais uma teoria de “eco-freaks”?!

A proposta da organização Global Orgasm é claríssima: Vamos todos contribuir para a paz mundial através do prazer. Ao mesmo tempo.

O fim da guerra e de todos os conflitos mundiais pode ser, afinal, mais fácil de alcançar do que se pensa. Falhadas que foram muitas negociações diplomáticas, o caminho para a Paz passa, calcule-se, pelo prazer. E é partindo desta premissa que uma Organização Não Governamental lança ao mundo um desafio que tem tanto de insólito como de nobre: um Orgasmo Global Sincronizado pela Paz.
E dada a dimensão da causa, este orgasmo tem regras e exige (mais do que todos os outros) sintonia e entrega total, não só com o parceiro escolhido mas com o mundo em geral.
O objectivo da Global Orgasm (ver link) é conseguir que no próximo dia 22 de Dezembro o maior número de pessoas tenha um orgasmo ao mesmo tempo, concentrando (durante e depois) a sua energia para pensamentos positivos a favor da Paz e do fim dos conflitos mundiais.
Na sua declaração de missão, a organização faz saber que “a combinação da alta energia orgasmica, com uma vontade intensa, tem um efeito maior do que a meditação e as orações em massa”. Tudo porque este orgasmo colectivo (se a participação for a que se espera) será capaz de injectar elevadíssimos níveis de energia positiva no campo magnético da terra. O resultado directo: a redução dos níveis violência no mundo.
E para que tudo corra bem, nem a data é escolhida ao acaso. O dia 22 de Dezembro representa o solstício de Inverno, que no calendário Maia significa um «recomeço». A organização explica que esta iniciativa é à escala mundial, mas apela à especial participação dos residentes em países com armas de destruição massiva ou onde se vivam situações de conflito. Mas esclarece que o mundo inteiro é bem-vindo a esta causa.
Por isso, se quiser contribuir para a paz no mundo pode fazê-lo daqui a 28 dias, 17 horas, 31 minutos (prazo da altura em que foi publicado este texto). Com quem quiser, onde entender, no momento em que estiver sintonizado, mas com toda a energia.
Jornal Expresso

"A vida é ingrata no macio de si;
mas transtraz a esperança mesmo do meio do fel do desespero"


João Guimarães Rosa em "Grande Sertão: Veredas"

24 novembro 2006

Light a Million Candles

Temos o Natal mais uma vez à porta e todos ficamos mais solidários, mais amigos dos amigos e da família e até dos pobres e oprimidos. É verdade que o ambiente que gira à volta desta quadra a isso nos incentiva, mas não podemos ser “bonzinhos” apenas porque é Natal e o “menino Jesus” nasceu pobrezinho nas palhinhas de Belém. Há que lembrar de todos os outros “meninos Jesus”, muitas vezes tão perto de nós que não baixamos os olhos para vê-los, ou longe demais para que os possamos ver sequer.
Então o que vos peço é que vão a este site, e “acendam uma vela” em nome das crianças que sofrem diariamente os horrores da pornografia infantil que por todo o imenso mundo da Internet se estendeu. O site tem um fundo triste, representando os “backstages” onde muitas coisas se fazem e poucos são punidos por isso... ao longo da tela encontrarão várias velas por acender. Têm um fósforo virtual e uma velinha para acender. É um gesto simbólico mas extremamente bonito.
Eu já acendia a minha…

Lembrem-se que um Bom Natal não precisa de Árvore, nem Presépio, nem Missa do Galo, nem sequer de presentes!
Precisa apenas de duas coisas: Amor e Solidariedade.

Tenham um Bom Natal!

23 novembro 2006

Cavaleiro Andante

Mais uma letra de mais uma música portuguesa...
Esta é das mais simples e das mais românticas que conheço.
Grande inspiração de Rui Veloso!
Porque sou o cavaleiro andante
Que mora no teu livro de aventuras
Podes vir chorar no meu peito
As mágoas e as desventuras
Sempre que o vento te ralhe
E a chuva de maio te molhe
Sempre que o teu barco encalhe
E a vida passe e não te olhe
Porque sou o cavaleiro andante
Que o teu velho medo inventou
Podes vir chorar no meu peito
Pois sabes sempre onde estou
Sempre que a rádio diga
Que a américa roubou a lua
Ou que um louco te persiga
E te chame nomes na rua
Porque sou o que chega e conta
Mentiras que te fazem feliz
E tu vibras com histórias
De viagens que eu nunca fiz
Podes vir chorar no meu peito
Longe de tudo o que é mau
Que eu vou estar sempre ao teu lado
No meu cavalo de pau

21 novembro 2006

Cascatas da Ilha das Flores


 Posted by Picasa

20 novembro 2006

Pormenores da Ilha das Flores... A Preto e Branco

Foto by Essenthia

O PERFUME

Finalmente, após várias tentativas e muitos anos de espera, a adaptação a cinema da obra inigualável de Patrick Suskind: “O Perfume – História de um Assassino”
Vi o filme com algum “receio” de que fosse um fiasco, mas surpreendentemente… não foi, de todo!
Apenas aconselho a que leiam o livro e depois vejam o filme, porque perceberão mais a fundo a história à volta de Jean-Baptiste Grenouille, que nasceu no extremo da imundície da cidade de Paris do séc. XVIII, para trazer ao mundo exactamente o oposto: o nariz mais apurado que alguma vez poderia existir, interiorizando tudo o que o rodeava através do cheiro, e não através da visão.

Não tem pais nem protecção de ninguém e cedo é deixado ao mundo com aquilo que tem de mais precioso: o cheiro. Trabalha quase como escravo e vive miseravelmente até conhecer o mundo e as técnicas da perfumaria.
Percebe para sua maldição que não tem odor próprio e então lança-se na missão quase epopeica de criar o perfume de todos os perfumes, que o faria ser notado e adorado por todos.
Solitário na sua busca, superando tudo como desde o dia em que nasceu, Jean-Baptiste vai retirando das mulheres mais belas que encontra a sua essência, assassinando-as macabra e irracionalmente, dir-se-ia até num estado de “transe”.
E penso que acima de tudo, percebe-se a sua busca. Porque quando
finalmente reúne todas as fragrâncias que precisava para fazer O PERFUME, percebe que tem o amor do mundo inteiro se quiser, mas não tem o amor daquela primeira mulher que lhe despertou um sentido único e que assassinou sem saber que ela perderia exactamente aquilo que mais adorava nela: o seu cheiro.
Então o fim é tão violento como todo a sua vida…
Uma história trágica num ambiente tão subtil e belo como o mundo das essências e dos perfumes.
Paradoxo muito apetecível, e uma obra cinematográfica que retrata, fielmente, a história daquele assassino, que não matou para roubar nem para vingar nada nem ninguém: apenas para conseguir a única coisa que queria ter e não tinha, para deixar de ser invisível aos olhos de todos e até de si próprio: o seu próprio cheiro.

Conclusão: Um livro e um filme A NÃO PERDER.

17 novembro 2006

Pormenores da Ilha das Flores - Rocha basáltica - Fajã Grande

Foto by Essenthia

16 novembro 2006

30 Things Everyone Should Know

Bem, não sei se costumam ver o programa de Martha Stewart na SIC mulher. Eu vejo muitas vezes, e é impressionante como aquela mulher consegue ser prática e MUITO eficiente em tudo o que se proponha fazer.
Então há algum tempo, durante um mês, apresentou todos os dias "30 Things Everyone Should Know": desde como fazer uma marguerita até como passar uma camisa a ferro (parece excessivo, mas aposto que há pormenores que vos vão surpreender...) aqui fica o link para o pdf
Vejam e depois digam se não vos ensinou alguma coisa! ;)

15 novembro 2006

A vez mais próxima do fim

Teus olhos amanheceram
como ontem, como sempre,
mas com um brilho diferente,
sincero, lindo e presente
que quase temi por eles
ou antes temi por mim

Afinal correram anos.
E podemos complicar;
se em vez de anos fossem horas
o peso já era grande
para o tempo levar sobre as asas
o tempo que fez passar.

Temi por mim.

Porque as vezes que amanheceram
e que se abriram assim
se calhar já foram tantas
se calhar já foram sempre
que temi que fosse aquela
a vez mais próxima do fim

Enquanto o temor fizer
com que a angústia me invada
não posso querer mais nada
a não ser querer rever
igual que ontem e sempre
o brilho sincero e presente
que amanheceu para mim.


Luís Represas

14 novembro 2006

Ecologicamente falando...


10 novembro 2006

Sonhador


"A sociedade às vezes perdoa ao criminoso, mas nunca perdoa ao sonhador."
Oscar Wilde

09 novembro 2006

Lembra-te


Lembra-te
que todos os momentos
que nos coroaram
todas as estradas
radiosas que abrimos
irão achando sem fim
seu ansioso lugar
seu botão de florir
o horizonte
e que dessa procura
extenuante e precisa
não teremos sinal
senão o de saber
que irá por onde fomos
um para o outro
vividos


Mário Cesariny

08 novembro 2006

Cada lugar teu

(Portugal devia orgulhar-se das excelentes letras de música que tem... muitas vezes desprezadas em favor da música comercial, essencialmente estrangeira, que pouco ou nada têm a transmitir...
Aqui fica um exemplo de Mafalda Veiga)
Sei de cor cada lugar teu
atado em mim, a cada lugar meu
tento entender o rumo que a vida nos faz tomar
tento esquecer a mágoa
guardar só o que é bom de guardar

Pensa em mim protege o que eu te dou
Eu penso em ti e dou-te o que de melhor eu sou
sem ter defesas que me façam falhar
nesse lugar mais dentro
onde só chega quem não tem medo de naufragar

Fica em mim que hoje o tempo dói
como se arrancassem tudo o que já foi
e até o que virá e até o que eu sonhei
diz-me que vais guardar e abraçar
tudo o que eu te dei

Mesmo que a vida mude os nossos sentidos
e o mundo nos leve pra longe de nós
e que um dia o tempo pareça perdido
e tudo se desfaça num gesto só
Eu vou guardar cada lugar teu
ancorado em cada lugar meu
e hoje apenas isso me faz acreditar
que eu vou chegar contigo
onde só chega quem não tem medo de naufragar

07 novembro 2006

Scents, Colours & Company X


Foto by Essenthia

A imensidão da cor

06 novembro 2006

Cantinhos da Ilha


Foto by Essenthia



02 novembro 2006

Polémica – Referendo à Interrupção Voluntária da Gravidez

Muito se tem debatido e escrito sobre a eterna questão do Aborto.
Uma vez mais, um “Prós e Contras” na RTP1, (chato por vezes pois é longo e muito barulhento, onde falta muitas vezes algum civismo da parte dos convidados) quando os “prós” e os “contras” quase se esganam defendendo aquilo em que acreditam e que muitas vezes nem faz muito sentido.
Felizmente até hoje nunca tive de optar pessoalmente pelo “Sim” ou pelo “Não”, mas imagino que seja uma decisão difícil e um momento de angústia para QUALQUER mulher.
Não como se dava a entender naquele debate “que a despenalização do aborto apenas seria encarada como mais um método anticoncepcional!”. – Pasmei ao ouvir um testemunho daqueles, certamente de uma mulher que nunca teve que tomar essa decisão, ou então, muito pior, menospreza a capacidade das mulheres portuguesas, sem que ninguém lhe tivesse dado esse direito, muito menos na posição que ocupa.
A verdade dos factos é só e apenas uma:
Com ou sem despenalização, o aborto clandestino, nas clínicas afamadas da vizinha Espanha para os bolsos de quem pode, ou num quarto escuro e exíguo de uma “técnica” qualquer, para os bolsos de quem não pode, existirá SEMPRE, quer queiramos quer não, quer se ache que é um atentado à vida ou quer se ache que é um último recurso.
Depois, outra questão pertinente: O aborto está previsto na lei até às 8 semanas, em caso de violação. Então aí já não se considera crime da mulher? Não será a mesma vida, com 8 ou 10 semanas, com ou sem violação?
Não podemos estar dos dois lados. Ou somos contra ou somos a favor!
E mais importante que tudo: A última decisão é sempre a da mulher.
Por isso estou convicta que deve ser dada a cada mulher o direito de escolha: porque ter um filho não é só dar vida, é dar muito mais do que isso! Um filho quer um lar e uma família, quer carinho e muita atenção, quer educação, que hoje em dia exige cada vez mais dos pais, quer psíquica, quer financeiramente.
Para desgraças e pobreza, penso que já temos que chegue!
Espero sinceramente que o sim ganhe, não para que se aborte porque apetece, mas porque se precisa, por motivos que só cada uma poderá reconhecer.
Por isso informe-se a comunidade, sobretudo as camadas mais jovens, para que se evitem estas situações, para que se utilizem métodos anticonceptivos, e aí tudo será mais fácil e evitam-se males bem maiores.

Scents, Colours & Company IX


01 novembro 2006

Um Grupo a Ocidente Plantado

Ontem foi uma noite de bruxas que se tornou numa noite de alegre descoberta e convívio...
No seu primeiríssimo encontro, um grupo de mulheres juntaram-se para se fazer aquilo que tão raras vezes se consegue: uma noite de boa conversa e muitas gargalhadas à mistura.
Gostei, melhor ainda: adorei.
Excedeu as minhas expectativas, talvez porque não tinha nenhumas, talvez porque não fazia a mínima ideia de quem iria encontrar naquela noite.
Espero sinceramente que este projecto continue... a bem deste grupo de mulheres a ocidente :)
Deixo o meu agradecimento a todas as que estiveram presentes, e um agradecimento especial à nossa Cristina, ela sabe bem porquê.
E aqui fica o blog do grupo, fresquinho e acabado de sair, onde espero poder participar muitas vezes: