23 janeiro 2007

Barcelona - Energia Pulsante

Conhecer a cidade de Barcelona foi, a vários níveis, uma experiência única e muito enriquecedora. Encontrei uma cidade viva, alegre, que desperta a alma e nos saúda com um sonante “Hola!”, onde se recebe bem e onde se vive de mente aberta ao mundo.
É por isso mesmo, uma cidade cheia de energia pulsante, a todas as horas.
Mais impressionada fiquei ao conhecer a magnífica e surreal obra de Antoni Gaudí. É um artista único, por tudo o que idealizou, concebeu e criou. Devo confessar que marcou a minha forma de ver o mundo tal qual o conhecia.
Com Gaudí tudo vai além do real, do palpável, entra-se numa espécie de “transe de encantamento” em harmonia com a natureza e todos os seus elementos, no encontro com o belo, o simples e o útil sem nunca descorar as formas, as cores e os ritmos da Natureza Mãe.
É uma obra que só se percebe conhecendo, e acreditem que precisaríamos de muitos anos para a conhecer minimamente! Diz-se que há idosos que visitam diariamente a Sagrada Família… e todos os dias encontram um novo pormenor. Porque para Gaudí o pormenor era TUDO. Nada era deixado ao acaso. De tal forma a sua obra é única e irrepetível que literalmente “pasmamos” a observá-la, a perceber a forma como capta cada raio de luz do exterior, a forma como tudo é suavizado por ondulações (porque com ele as esquinas e os cantos não existem), colorido por azu
lejos de mil cores e ligado ao céu por mil torres para nos despertar os sentidos e a imaginação!
Fascinou-me como nenhum outro artista até hoje. Quem sobe a escada do metro e se depara pela primeira vez com a fachada da Sagrada Família não pode deixar de sentir emoção… ou quando entra no verdadeiro “Conto de Fadas” da Casa Batlló, percebe logo porque Gaudí é simplesmente incomparável.
E depois, qual cereja no topo do bolo, encontra na torre da Casa Batlló uma espécie de nascente que brota de uma esfera metálica, constantemente, com o eterno som da água a borbulhar e a ecoar naquele pequeno espaço, como que para provar que o trabalho de Gaudí está vivo e assim permanecerá na memória e na alma de todos os que tiverem a feliz oportunidade de o conhecer.
Barcelona é única pela dinâmica e paixão do seu povo, mas muito particularmente pelo génio deste verdadeiro Senhor da Arte.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial