26 julho 2006

Roma - A cidade eterna

Coliseu de Roma by Essenthia

A visita foi curta mas ficará na memória para sempre.
Cinco dias a andar de um lado para o outro, a conhecer monumentos, a passear pelas ruas da cidade, a conhecer restaurantes, cheios de sabores mediterrânicos, com excelentes massas ou uma fabulosa pizza tirada na hora de um forno artesanal de um bem conhecido e antigo restaurante da cidade.
As ruas cheiram a história, numa cidade parada no tempo e no espaço, apesar da degradação de alguns monumentos que se procuram remediar com obras espalhadas um pouco por todo o lado.
O Coliseu de Roma, a arte elevada ao extremo, numa construção única e imponente. A música ambiente faz-nos recuar no tempo e por pouco não vemos um espectáculo de gladiadores mesmo à nossa frente, que embora violento, não deixa de despertar emoção.
As inúmeras igrejas que se encontram em cada esquina, a eterna Fontana di Trevi, para a qual se lança uma moeda virada de costas, com a promessa e o desejo de um dia regressar.
A Piazza Navona, com os seus 3 fontanários erguidos pelo mármore, o símbolo da incalculável riqueza patrimonial e arquitectónica de toda a cidade.
As casas pintadas de laranja, sem fugir à regra, com cada andar a apresentar uma moldura diferente à volta das janelas.
O excelente cappuccino, que mesmo pago “aos olhos da cara” deixa-nos o suave sabor do café na nossa boca, para sempre.
E no final de cada dia, já escuro, voltar ao hotel, descansar as pernas e sentir uma alegria muito grande por ter a oportunidade de estar numa cidade eterna!

E é isto que as viagens nos trazem de bom e inigualável: o contacto com o mundo, em toda a sua diversidade de gentes, culturas, hábitos e vivências!

E é neste espírito de descoberta que parto em poucos dias noutra viagem… não para um país desconhecido, mas à terra que me viu nascer, e que por isso mesmo, merece uma visita minha de vem em quando.

Como estarei de férias os posts provavelmente serão mais escassos, mas não deixarão de aparecer…

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial