20 outubro 2006

Grandes Portugueses

Bem, quando surgiu a apresentação deste recente programa da RTP, a primeira coisa que pensei foi (como provavelmente muitos de nós): quem será O GRANDE PORTUGUÊS de PORTUGAL?

Logo à partida surgiram-me quase instantaneamente dois nomes:

- Luís Vaz de Camões
- Fernando Pessoa

Primeiro porque acho que nenhum português ainda entre nós poderá ter a pretensão e o título de ser O melhor, pois na vida tudo é efémero, até a “perfeição”. E quem é "perfeito" hoje, pode muito bem já não o ser amanhã. É claro que muitos já têm um vasto caminho percorrido em prol de Portugal e dos portugueses, mas penso que é preferível atribuir tal categoria a título póstumo: porque já não têm nada a provar a ninguém, porque o seu caminho terminou e por isso mesmo devem ser homenageados por isso: pelo caminho que trilharam, e acima de tudo, PELO QUE NOS DEIXARAM.
Então aí excluo logo à partida políticos, reinados e afins. Porque admiro muito mais as pessoas anónimas, que vieram do nada, e que, fruto do seu talento e de um espírito únicos, conseguiram marcar a história do seu país.
Certamente muitos deles foram decisivos em etapas importantes na fundação e crescimento do nosso país, mas penso que só isso não será o suficiente...
Mais importante será aquele que se perpetua no tempo, que deixa uma obra para admirar nos quatro cantos do mundo, o português que todos conhecem, que todos evocam, identificam e admiram.

Então, por isso tudo, não poderia deixar de votar em FERNANDO PESSOA.

Pela sua origem: incógnita, não teve títulos nem cargos.
Pela sua originalidade, pelo uso subtil e exímio das palavras, que até hoje toca qualquer um que o leia.
Por ter escrito sobre tudo, literalmente, pois vivia a escrever, e tinha uma percepção única do mundo à sua volta e da importância de olharmos para nós mesmos e observarmos a imensidão da nossa alma.
Também nos apresenta o seu lado sorumbático, triste e deprimido, mas não será isso também representativo de nós mesmos?
E assim se espalhou a sua obra, por todo o mundo, sendo na actualidade um dos poetas mais estudados, e considerado um dos melhores do Século XX.

Em conclusão:
Um poeta genial, universal, sem dúvida alguma um GRANDE PORTUGUÊS.

E como não podia deixar de ser, aqui fica um excerto de Pessoa:
“Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus”

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial