08 novembro 2006

Cada lugar teu

(Portugal devia orgulhar-se das excelentes letras de música que tem... muitas vezes desprezadas em favor da música comercial, essencialmente estrangeira, que pouco ou nada têm a transmitir...
Aqui fica um exemplo de Mafalda Veiga)
Sei de cor cada lugar teu
atado em mim, a cada lugar meu
tento entender o rumo que a vida nos faz tomar
tento esquecer a mágoa
guardar só o que é bom de guardar

Pensa em mim protege o que eu te dou
Eu penso em ti e dou-te o que de melhor eu sou
sem ter defesas que me façam falhar
nesse lugar mais dentro
onde só chega quem não tem medo de naufragar

Fica em mim que hoje o tempo dói
como se arrancassem tudo o que já foi
e até o que virá e até o que eu sonhei
diz-me que vais guardar e abraçar
tudo o que eu te dei

Mesmo que a vida mude os nossos sentidos
e o mundo nos leve pra longe de nós
e que um dia o tempo pareça perdido
e tudo se desfaça num gesto só
Eu vou guardar cada lugar teu
ancorado em cada lugar meu
e hoje apenas isso me faz acreditar
que eu vou chegar contigo
onde só chega quem não tem medo de naufragar

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Querida Sandy,

Estou plenamente de acordo contigo:)E são estas chamadas de atenção, como a tua, que de facto nos fazem "despertar" e reflectir sobre esta realidade. No entanto, penso que os portugueses estão mais sensibilizados do que outrora. Para aqueles que realmente partilham da nossa opinião, conhecer a música portuguesa é como que uma identidade cultural e deverá, sem dúvida, fazer parte constante da nossa vida. Até porque a música é poesia e tudo aquilo que nós quisermos!
A título de curiosidade, deixo aqui um excerto da página do
Centro de Informação da Música Portuguesa:http://www.mic.pt

"Através do endereço www.mic.pt é possível aceder a uma base de dados onde estão disponíveis informações de cerca de 100 compositores, 60 intérpretes, 5300 obras catalogadas, 3000 materiais e 50 entrevistas vídeo. Estão também disponíveis outros documentos áudio, imagens, fotografias, excertos de partitura como textos críticos e analísticos encomendados a musicólogos portugueses e estrangeiros."

...e o lançamento em inglês do portal, ligando assim a música portuguesa ao mundo:http://www.misomusic.com

"Será lançado o CENTRO DE INFORMAÇÃO DA MÚSICA PORTUGUESA na sua versão em lingua inglesa, no próximo dia 29 de Setembro em Nova Iorque, no âmbito da Conferência Internacional da Associação Internacional do Centros de Informação Musical (IAMIC).
ligando a música portuguesa ao mundo: O CENTRO DE INFORMAÇÃO DA MÚSICA PORTUGUESA com vocação de serviço público vem colmatar uma lacuna no domínio da visibilidade da criação musical portuguesa; promovendo activamente os compositores e intérpretes portugueses, disponibilizando informação, distribuindo publicações, gravações, partituras, etc.; usando para tal os recursos virtuais actualmente disponíveis.
O seu principal objectivo é pois divulgar e encorajar a interpretação e conhecimento da música portuguesa à escala mundial.
As pesquisas do CENTRO DE INFORMAÇÃO DA MÚSICA PORTUGUESA irão estar também ligadas a partir de dia 25 de Setembro ao Music Navigator, um portal cujas pesquisas são orientadas directamente para todos os Centros de Informação Musical do mundo."

E para terminar, deixo alguns pensamentos:

"A música é a revelação superior a toda sabedoria e filosofia." (Beethoven)

"Quis escrever músicas que fizessem as pessoas sentirem-se bem. Música que ajuda e cura, porque eu acredito que a música é a voz de Deus." (Brian Wilson)

Namastê

Isa

quarta-feira, 15 novembro, 2006  
Anonymous Anónimo disse...

Querida Isa
Agradeço as tuas palavras, sabes melhor do que ninguém o poder da música, a voz da alma... tu actuas em público e sabes bem o que ela permite transmitir.
Não foi há muito tempo que tive a oportunidade de ouvir a música de uma banda sonora que me tocou de uma forma muito, muito profunda, diria até estranha. E a forma como a música me tocou é para mim uma prova inequívoca do poder das sensações que uma "simples" música é capaz de nos dar. Neste caso em concreto não havia letra, às vezes há músicas que são únicas pela sua melodia, mas não há dúdida que a poesia transformada numa canção é a união de duas artes. O Homem tal qual o conhecemos não seria o mesmo sem a MÚSICA.

quarta-feira, 15 novembro, 2006  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial